Pesquisa aponta benefícios do café à saúde

     O café é tema de reiterados estudos e muitas conclusões indicam para um caminho já bem conhecido pelos apreciadores dessa bebida: o café é benéfico à saúde. Em pesquisa apresentada recentemente pelo Ph.D. em medicina e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Dr. Darcy Roberto Lima, são apontadas evidências da utilidade do café para o ser humano. O professor estuda o café há mais de dez anos, tendo publicado diversos trabalhos e livros; a pesquisa sobre o café foi realizada no Instituto de Neurologia da UFRJ e foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores coordenados pelo Prof. Lima.

     Entre as principais conclusões obtidas pela pesquisa estão: o ser humano consome o café como bebida matinal em razão do estimulo que a bebida proporciona ao cérebro; além da cafeína, o café apresenta lactona cuja atuação beneficia o cérebro; o consumo diário de café faz com que o cérebro esteja mais atento e capaz para as atividades intelectuais, além de estimular a memória, atenção e concentração; o consumo de café diminui a ocorrência de apatia e depressão; a bebida pode prevenir o consumo de drogas e álcool.

     Características – A cafeína é o componente mais reconhecido da composição do café, contudo, a bebida possui as lactonas — que podem ser consideradas até mais importantes, para o ser humano, que a cafeína — , que atuam de forma marcante, estimulando o cérebro humano.

     O café aguça o sistema de vigília do cérebro, atuando nos neurônios e dando condições ao cérebro de trabalhar com maior atenção. Com isso, ele pode estimular a capacidade intelectual dos jovens, deixando-os mais atentos para as atividades escolares, por exemplo. Nos adultos, o café pode auxiliar na capacidade de atenção, memória e concentração, afastando a perda de memória, e até, a depressão e consumo de drogas e álcool.

    Café e drogas – Em seu artigo "Cérebro, Café & Drogas", o Prof. Darcy Roberto Lima apresenta que a busca da superação da própria capacidade induz, em muitos casos, ao fracasso e a frustração, com uma conseqüente depressão e uma busca por estímulos que coíbam esse sentimento de derrota: as drogas e o álcool.

    Dessa modo, uma ação direta sobre os receptores opióides — aqueles que induzem aos desejos de superação da própria capacidade — pode fazer com que o indivíduo deixe de consumir substâncias como as drogas e o álcool. E a bebida que melhores resultados apresenta na ação intensiva sobre os opióides é o café, uma vez que, estimula a capacidade intelectual e os ácidos clorogênicos, fazendo com que ocorra uma modulação no estado do humor e, desse forma, bloqueando a depressão e o desejo de consumir estimulantes que afastariam o sentimento de derrota (drogas ou álcool).

  

 

 

GPArts © 2003 - Todos direitos reservados. --- Indústria e Comércio de Café Moeda S/A.